domingo, 10 de junho de 2012

Primeiros passos para aprender tocar Violão

       Neste post vamos falar sobre violão para iniciantes,coisas bem básicas mesmo,para quem ta começando no estudo do violão, ou quer aprender a arte de tocar! mas lembrem-se só se consegue alguma coisa com bastante treino e dedicação,por isso dedique pelo menos alguns minutos do seu dia-a-dia,no começo vai ser bastante desanimador mais com uns três meses já dar pra tirar um sonzinho e tocar algumas músicas,tem músicas bastante fáceis com pouquissimos acordes.

Dicas:
  • Tocar sempre com o violão bem afinado (use um afinador ou diapasão) ,para que se tenha uma memorização dos sons dos acordes. para quem não tem afinador ta ai um link que da pra afinar seu violão :  http://afinadoronline.com.br/
  • Manter sempre a postura correta,pois a postura é fundamental para um aprendizado de forma eficiente.
  • Nunca exceda seus limites,se sua mão começar a doer, para descanse um pouco veja se esta usando a posição correta das mãos!
  • Ter um instrumento próprio também é muito importante,pois assim voçe se identifica com ele e terá muito mais agilidade,a agilidade só vem com  tempo e treino.
  • Sempre escute e veja outros músicos a tocar pois assim pode se aprender diversas coisas procure sempre se envolver no meio musical para trocar ideias, e buscar evoluir cada vez mais.
  • Nunca desvalorize uma dica,mesmo que ela venha de uma pessoa que não saiba nada,pois a música e um estudo infinito onde voçe sempre aprende mais e mais.

Vamos a pratica no instrumento:

Vale destacar que o violão de normal tem 6 cordas, onde as 3 primeiras são chamadas de “primas” e as 3 ultimas de “bordões“.
A contagem das cordas se dá de baixo para cima. Então as 3 cordas mais fina a 1ª, 2ª e 3ª(não esqueça contando de baixo para cima) são as cordas “primas” e as 3 cordas mais grossas 4ª, 5ª e 6ª são as cordas denominada “bordões“. Que fica na seguinte posição:

1ª corda, a mais fina de som mais agudo(entre todas). Localizada na parte de baixo, tocada solta tem como som a nota E(MI).
2ª corda, contando de baixo para cima não pode esquecer, tocando ela solta tem como som a nota B(SI).
3ª corda, sempre contando de baixo para cima, tocando ela solta tem como som a nota G(SOL).
4ª corda, tocando ela solta tem como som a nota D(RÉ).
5ª Corda, tocando ela solta tem como som a nota A(LÁ).
6ª corda, a mais grossa e de som mais grave, tocando ela solta tem como som a nota E(MI).

   E-----------------------------------                             
   A----------------------------------
   D----------------------------------
   G----------------------------------
2°   B----------------------------------
1°   E----------------------------------

Acordes no braço do violão:

  •  (C)
Acorde Dó Maior

  •  Ré (D)
Acorde Ré Maior
  • Mi (E)
Acorde Mi Maior
  • Fa (F)
Acorde Fa Maior
  • Sol (G)
Acorde Sol Maior
  • La (A)
Acorde Lá Maior
  • Si (B)
Acorde Si Maior


Para fazer os acordes: Cada linha representa uma corda, sendo a linha da esquerda a sexta corda. A bolinha preta representa a primeira corda que deve ser tocada. As cordas marcadas com “x” não são tocadas.
(obs: tente trocar de acorde rapidamente para ganhar mais agilidade e precisão,aprendendo esses acordes já dá pra se tocar diversas músicas).


Valeu por hoje é só em breve mais estudos sobre violão e guitarra.e galera qualquer coisa entre em contato também estou aprendendo. email: davifreirelima@hotmail.com  
abraços fiquem na paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário